- O sentido da Vida Monástica hoje na Igreja

pelo Exmo. Sr. Abade
Dom Matthias Tolentino Braga O.S.B.

“A vida monástica tem algum sentido hoje? Vejamos este fato: recentemente um Dicionário Inglês da Oxford University Press, destinado aos jovens, gerou polêmica ao excluir do seu vocabulário palavras associadas à Missa e à Vida Monástica, tais como altar, capela, bispo, batizar, paróquia, púlpito, santo, pecado, abade, abadia, monge, mosteiro. Foram excluídas porque teriam caído em desuso, por não fazer mais parte da vida das pessoas…  (Continue a Lectio…)

- Cursos Livres de Espiritualidade

Os Mosteiros sempre foram lugares de aprofundamento da fé e de espiritualidade, para os monges e para as pessoas que os visitam e frequentam.
Aberto a todos os leigos que frequentam o Mosteiro de São Bento e interessados, os Cursos livres (gratuitos) de Espiritualidade estão estruturados e articulados em seis Grupos de Estudo, coordenados pelos próprios monges, na Faculdade de São Bento, sempre das 20h00 às 21h30… Veja os detalhes.

- Sobre o Prólogo da Santa Regra: “Escuta, filho…”

Do livro: «Mansuetudine: volto del monaco», pela Revma. Abadessa Anna Maria Cànopi O.S.B., Ed. La Scala, Noci 2007, pp. 15-21.
Tradução de Dom Adriano Bellini O.S.B.

“Nos propomos de recolhermo-nos na escuta meditativa da Santa Regra para aí buscarmos juntos os traços fundamentais do monge, em particular o traço da mansidão. Ouçamos súbito o quanto seja necessário apresentarmo-nos a esse encontro plenamente desarmados, deixando que se revelem o nosso amor próprio, as nossas durezas próprias, a nossa presunçosa resistência. Pode parecer um contra-senso, mas para sermos mansos é necessário que sejamos fortes; fortes e tenazes na luta contra a soberba, a ira, o egoísmo, a susceptibilidade e todo movimento agressivo da nossa natureza…    (Continue a Lectio…)